Dicas

Boa Iluminação no trabalho pode te ajudar a render mais

24/10/2014

Nem só de ideias criativas e força de vontade se faz um trabalho de qualidade.

Foto: Boa Iluminação no trabalho pode te ajudar a render mais

Render no trabalho é quase uma regra de vida. Porém, o rendimento não está ligado só à capacidade do indivíduo de fazer o máximo de atividades durante o horário comercial; fatores externos também podem interferir nos processos, como por exemplo, a iluminação do ambiente de trabalho.

Já temos diversos exemplos de empresas que adaptaram seus espaços para estimular a criatividade, incentivar a socialização entre os setores e muito mais, mas é na iluminação que vamos focar hoje. Para um rendimento maior, é essencial que os escritórios – tanto comerciais quanto home offices – sejam minimamente confortáveis e boa parte dessa sensação se dá pela utilização da luz ideal, que dará aquela ajuda para a execução das tarefas de forma eficiente sem serem cansativas.

A dona da Eckolight Concept, Mônica Lima, explica que existe uma diferença na execução dos projetos luminotécnicos comerciais e residenciais. “Nos ambientes comerciais - escritórios de advocacia, lojas de artigos esportivos etc. -  utilizo uma iluminação mais técnica, com lâmpadas de temperatura de cor 4000K, podendo ser fluorescentes ou LED. Já em escritórios de arquitetura, papelarias, joalheria, por exemplo, há uma mistura de temperatura de cor, pois estes espaços comerciais trabalham com cores e brilhos, então a iluminação pode ser com temperaturas mais quentes (2700, 3000k) e mais direcionadas, sem tirar a iluminação geral de 4000k.”

Iluminação em espaços comerciais

Para a iluminação do home Office, a iluminação é diferente e para estes ambientes acaba mudando alguns detalhes. Mônica ressalta que é possível utilizar luminárias de mesa para leitura e pendentes mais arrojados e decorados para cima da área de trabalho. Outra opção possível é a utilização de lâmpadas direcionadas para quadros, pois já que estamos falando de um projeto residencial as possibilidades são muito maiores.

Outro fator importante para considerar na hora de projetar a iluminação é o bem estar dos seus colaboradores. Ficar 8h diante de um computador sem uma boa fonte de luz pode danificar a visão. Além disso, a emissão de raios ultravioletas emitidos pode afetar em maior ou menor graus quem trabalha na sua empresa. “Alguns tipos de lâmpada podem emitir esses raios, por isso utilizo filtros. Hoje, produtos e projetos têm evoluído muito rápido e conseguimos aliar eficiência luminosa, beleza e segurança na mesma luminária”, conta Mônica .

A Eckolight Concept já executou vários projetos comerciais e residenciais. Estamos à disposição para te ajudar a ter a melhor iluminação para o seu negócio. Venha conversar conosco!